
Quando comecei a me aventurar no mundo das receitas sem glúten, o pão foi uma das primeiras receitas que eu fiz. Como já havia provado alguns pães sem glúten comprados em mercados e padarias, já imaginava que não seria algo fácil de atingir um bom resultado. Provavelmente já fiz centenas de receitas de pães sem glúten, sempre testando novos ingredientes e proporções. Esta receita mesmo já foi testada dezenas de vezes.
Dos diversos tipos de pães sem glúten, o de forma é o que eu acho mais fácil e prático. Não tem que bolear e só precisa de uma fermentação. E o resultado é um pão macio e com a crosta crocante.
INGREDIENTES

Dicas sobre os Ingredientes:
Mix de Farinhas sem Glúten: usei o meu mix de farinhas sem glúten (veja receita). Leva farinha de arroz, polvilho doce, fécula de batata e amido de milho.
Goma Xantana: imita as propriedades do glúten. Dá elasticidade e estrutura ao pão sem glúten.
Azeite de Oliva: deixa o miolo do pão mais macio. Já testei com óleo vegetal e também dá certo, mas acho que com o azeite fica mais saboroso.
Fermento Químico: o fermento em químico em si não tem glúten, mas muitas marcas que encontramos no mercado tem descrito “contém glúten” por risco de contaminação cruzada. Então fique atento aos rótulos.
MODO DE FAZER
Dicas sobre o Preparo:
Pese os ingredientes: neste caso é importante usar uma balança de cozinha para pesar os ingredientes. Hoje em dia é possível encontrar ótimas balanças de cozinha por um preço bom. E duram bastante – a minha já está comigo há pelo menos uma década.
Forma: usei a forma tradicional para pão de forma (tamanho 20x10x10cm). Eu tenho formas com e sem tampa. Para o pão sem glúten, prefiro usar a forma com a tampa porque me dá resultados mais consistentes.
Desenforme Quente: uma dica é desenformar o pão ainda quente. Desta forma, o vapor não irá condensar na forma e deixar a parte de baixo úmida. Pela mesma razão, deixe esfriar em cima de uma grade.
Espere Esfriar para Cortar: no caso dos pães sem glúten, eu recomendo esperar esfriar (ou pelo menos quase que totalmente) para cortar. Se cortar ainda quente, o seu pão irá afundar e o miolo irá ficar massudo e pegajoso.

1. Na tigela da batedeira junte o mix de farinhas, o açúcar, o sal, o fermento químico, a goma xantana e o fermento biológico. Misture os ingredientes secos com uma colher.
2. Junte os ovos e o azeite de oliva.


3. Coloque na batedeira com o acessório raquete na velocidade lenta e vá adicionando a água morna aos pouco até formar uma mistura homogênea. Aumente a velocidade para média e continue a bater por cerca de 4-5 minutos até ficar com a consistência de uma massa de bolo espessa (a massa não cai facilmente do acessório raquete).

4. Unte a forma de pão de 20x10x10cm com óleo e mix de farinha.
5. Coloque a massa na forma e nivele a massa na forma com ajuda de uma colher. Tente deixar o mais nivelado possível.
6. Coloque a tampa e deixe descansar por 1 hora. A massa irá crescer, mas no máximo dobrar de tamanho.
7. Depois de descansar por 30 minutos, pré-aqueça o forno a 200°C.

8. Depois da massa descansar por 1 hora, coloque a forma no forno e asse com a tampa fechada por 30 minutos. Depois dos primeiros 30 minutos, tire a tampa e asse por mais 15 minutos sem a tampa (esse tempo irá terminar de dourar o pão).
9. Tire o pão do forno e desenforme com a ajuda de uma faca ou espátula ainda quente.
10. Coloque o pão quente em cima de uma grade de resfriamento e espere esfriar totalmente para cortar.
Pão de Forma sem Glúten
Ingredientes
412g de mix de farinhas sem glúten
12g de açúcar
6g de sal
4g de fermento químico sem glúten
8g de goma xantana
7g de fermento seco biológico
2 ovos pequenos
60ml de azeite de oliva
335ml de água morna
Modo de Fazer
- Na tigela da batedeira junte o mix de farinhas, o açúcar, o sal, o fermento químico, a goma xantana e o fermento biológico. Misture os ingredientes secos com uma colher
- Junte os ovos e o azeite de oliva
- Coloque na batedeira com o acessório raquete na velocidade lenta e vá adicionando a água morna aos pouco até formar uma mistura homogênea. Aumente a velocidade para média e continue a bater por cerca de 4-5 minutos até ficar com a consistência de uma massa de bolo espessa (a massa não cai facilmente do acessório raquete)
- Unte a forma de pão de 20x10x10cm com óleo e mix de farinha
- Coloque a massa na forma e nivele a massa na forma com ajuda de uma colher. Tente deixar o mais nivelado possível
- Coloque a tampa e deixe descansar por 1 hora. A massa irá crescer, mas no máximo dobrar de tamanho
- Depois de descansar por 30 minutos, pré-aqueça o forno a 200°C
- Depois da massa descansar por 1 hora, coloque a forma no forno e asse com a tampa fechada por 30 minutos. Depois dos primeiros 30 minutos, tire a tampa e asse por mais 15 minutos sem a tampa (esse tempo irá terminar de dourar o pão)
- Tire o pão do forno e desenforme com a ajuda de uma faca ou espátula ainda quente
- Coloque o pão quente em cima de uma grade de resfriamento e espere esfriar totalmente para cortar
Notes
- O pão sem glúten tem uma duração menor, dura apenas 2-3 dias em temperatura ambiente. Na geladeira, pode durar um pouco mais (5-6 dias). É possível congelar, neste caso sugiro que seja congelado em fatias (dura cerca de 2 meses).
- Outras ótimas opções para aproveitar as sobras de pão são: farinha de rosca, farinha de panko ou croutons.
