
Esta receita de frango crocante sem glúten é uma das minhas favoritas. O frango realmente fica bem crocante e delicioso. Além disso, outra razão para fazer sempre é sua praticidade. Costumo fazer uma boa quantidade de uma vez e depois congelo. Na correria, só tiro do congelador e em alguns minutos está pronto.
Eu costumo fazer o frango crocante sem glúten com o peito de frango. Mas com qualquer parte do frango dá certo. O empanamento é com farinha panko sem glúten e flocos de milho levemente triturados. Esses dois juntos garantem um frango crocante e sequinho.
O cozimento pode ser frito em óleo, assado ou na airfryer. O resultado que eu gosto mais é o frito em óleo. Mas já testei as outras duas maneiras e também ficam ótimas.
INGREDIENTES

Dicas sobre os Ingredientes:
Frango: normalmente uso o peito de frango. Mas ficará bom com qualquer parte do frango. Também gosto muito de fazer com coxinha e meio da asa.
Buttermilk: é a combinação de leite com um ácido (limão ou vinagre). O resultado final vai ser um líquido um pouco mais espesso. E é ótimo para dar maciez ao frango e outros alimentos (como anéis de cebola fritas). Para fazer o buttermilk apenas misture o leite e o ácido (neste caso usei vinagre de maçã, porém pode ser vinagre de vinho branco ou limão) e deixe descansar por 10 minutos.
Corn Flakes: são os conhecidos flocos de milho. Eles são perfeitos para deixar qualquer alimento crocante. Mas deve ser os flocos de milho sem açúcar e sem glúten. É fácil de encontrar nas lojas de produtos naturais.
Farinha Panko sem Glúten: usei a minha receita. Como ela é mais fina que os flocos de milho, serve para ajudar a empanar totalmente o frango sem deixar nenhuma parte sem empanamento.
MODO DE FAZER

1. Em uma travessa grande coloque o leite e o vinagre e misture. Deixe descansar por 10 minutos (irá ficar um líquido mais espesso).
2. No buttermilk, adicione 2 colheres de chá de sal, 2 colheres de chá de alho granulado, 1 colher de chá de pimenta do reino e 1/4 colher de chá de pimenta caiena.

3. Coloque o peito de frango em uma tábua entre 2 folhas de plástico e bata com a parte lisa do martelo amaciador de carnes até ficar com uma espessura média a fina (ou a espessura que desejar).
4. Corte o frango em pedaços de tamanho médio (ou o tamanho que preferir).
5. Coloque os pedaços de frango no buttermilk com os temperos. Cubra com papel filme e leve à geladeira por 30 minutos.

6. No processador de alimentos, coloque o corn flakes e processe rapidamente (se tiver, melhor usar a função pulse) até que fique um pouco mais quebradiço, mas ainda com pedaços de flocos de milho.
7. No processador de alimentos, coloque a farinha panko sem glúten e processe rapidamente (se tiver, melhor usar a função pulse) até que fique uma farinha mais fina (para ajudar a cobrir todo o frango).

8. Em uma travessa, misture o corn flakes e a farinha panko sem glúten já triturados.
9. Coloque em uma travessa a farinha de arroz. Tempere com 1 colher de chá de sal, 1 colher de chá de alho granulado e 1/2 colher de chá de pimenta do reino.
10. Tire os pedaços de frango do buttermilk. Reserve o buttermilk.

11. Coloque cada pedaço de frango na farinha de arroz já temperada, depois no buttermilk e depois na mistura de corn flakes e panko.
12. Depois de empanados, coloque os pedaços de frango na geladeira por pelo menos 1 hora (ou até 6 horas).

13. Frite em óleo aquecido a 170°C por cerca de 3 minutos de cada lado (ou até ficar dourado e crocante).
Frango Crocante Sem Glúten
Ingredientes
- Para o Frango:
1 kg de peito de frango
4 xícaras de chá de leite sem lactose
4 colheres de sopa de vinagre (vinho branco ou maçã)
2 colheres de chá de sal
2 colheres de chá de alho granulado
1 colher de chá de pimenta do reino
1/4 colher de chá de pimenta caiena
- Para o Empanamento do Frango:
1 xícara de chá de farinha de arroz
1 colher de chá de sal
1 colher de chá de alho granulado
1/2 colher de chá de pimenta do reino
4 xícaras de corn flakes (flocos de milho)
1 e 1/2 xícara de farinha panko sem glúten
Modo de Fazer
- Para fazer o Buttermilk:
- Em uma travessa grande coloque o leite e o vinagre e misture. Deixe descansar por 10 minutos (irá ficar um líquido mais espesso).
- No buttermilk, adicione 2 colheres de chá de sal, 2 colheres de chá de alho granulado, 1 colher de chá de pimenta do reino e 1/4 colher de chá de pimenta caiena.
- Para o Frango:
- Coloque o peito de frango em uma tábua entre 2 folhas de plástico e bata com parte lisa do martelo amaciador de carnes até ficar com uma espessura média a fina (ou a espessura que desejar).
- Corte em pedaços de tamanho médio (ou o tamanho que preferir).
- Coloque os pedaços de frango no buttermilk com os temperos. Cubra com papel filme e leve à geladeira por 30 minutos.
- Para o Empanamento do Frango:
- No processador de alimentos, coloque o corn flakes e processe rapidamente (se tiver, melhor usar a função pulse) até que fique um pouco mais quebradiço, mas ainda com pedaços de flocos de milho.
- No processador de alimentos, coloque a farinha panko sem glúten e processe rapidamente (se tiver, melhor usar a função pulse) até que fique uma farinha mais fina (para ajudar a cobrir todo o frango).
- Em uma travessa, misture o corn flakes e a farinha panko sem glúten já triturados.
- Coloque em uma travessa a farinha de arroz. Tempere com 1 colher de chá de sal, 1 colher de chá de alho granulado e 1/2 colher de chá de pimenta do reino.
- Tire os pedaços de frango do buttermilk. Reserve o buttermilk.
- Coloque cada pedaço de frango na farinha de arroz já temperada, depois no buttermilk e depois na mistura de corn flakes e panko.
- Depois de empanados, coloque os pedaços de frango na geladeira por pelo menos até 1 hora (ou até 6 horas).
- Frite em óleo aquecido a 170°C por cerca de 3 minutos de cada lado (ou até ficar dourado e crocante).
